1) COMO CHEGAR
A principal porta de entrada do país é Istambul, que possui o maior aeroporto e é destino da maioria dos voos internacionais. A Turkish Airlines tem voos diretos para o Brasil, mas é possível fazer conexões por diversas outras companhias na Europa.
2) IMIGRAÇÃO
Brasileiros não necessitam de visto para visitar a Turquia por até 90 dias, apenas de passaporte válido (é sugerido ao menos 6 meses) e não é cobrada nenhuma taxa e nem são exigidas vacinas. Logo no desembarque internacional, você verá placas sinalizando países que necessitam ou não de visto. Se você chega por terra, pode haver problemas por falta de informação da imigração sobre a não necessidade de vistos. Portanto, procure levar todos os documentos e, se possível, uma cópia dessa informação retirada do site da embaixada ou do consulado (em inglês ou turco).
3) DINHEIRO
A moeda da Turquia é a Lira Turca, que tem como símbolo TL. Na época data desse post, 1,92TL era equivalente a US$1. Embora dólar e Euro sejam bem aceitos, vale ter a moeda local para compras em lugares menos turísticos e para evitar conversões desfavoráveis. Caixas eletrônicos estão espalhados por todas as cidades e cartões de créditos são aceitos em praticamente todos os locais turísticos.
4) IDIOMA
A língua oficial é o turco, que utiliza o alfabeto latino. Até 1928, era utilizado o alfabeto árabe (se me permitem: “com aqueles desenhinhos”). O inglês é super bem aceito e falado nos mais diversos locais.
5) RELIGIÃO
Embora a maioria da população seja muçulmana, você vai perceber que a prática do Islamismo na Turquia é bastante peculiar. Eles conseguiram adaptar a religião aos tempos modernos e as demais religiões são respeitadas. A burca, que cobre todo o corpo e o rosto das mulheres, foi proibida por lei, mesmo que não seja difícil encontrar algumas usando a vestimenta nas ruas. Normalmente elas são de outros países vizinhos. Já o “xador”, que é uma roupa totalmente preta, mas que deixa o rosto à mostra, é usado em alguns casos como tradição familiar. A maioria das mulheres do país vestem roupas modernas, mas o uso de lenço sobre a cabeça é comum. Em visitas a mesquitas, turistas também devem usá-los além de cobrir os ombros. Na maioria das vezes, os lenços são emprestados às visitantes nesses próprios locais. A poligamia também é proibida, mulheres têm autonomia e bebidas alcoólicas são vendidas por todos os lados.
6) OS TURCOS
Os turcos são famosos por serem hospitaleiros e amigáveis. Eles adoram os brasileiros (futebol, claro) e não têm a mínima vergonha de perguntar tudo sobre sua vida. Você vai notar que até mesmo os garçons se sentam na sua mesa e fazem uma maratona de perguntas, entre elas “Por que você ainda é solteiro(a)?”, “Quanto você ganha?”, “Não quer me vender seu celular?”…
7) VIOLÊNCIA
A Turquia é um dos países mais seguros da Europa. Não confunda os conflitos no Oriente Médio com o país. Mesmo assim, protestos são bastante comuns, então tente evitar as regiões onde eles estão acontecendo.
8) CUIDADOS
Você se sentirá mais seguro nas ruas das grandes cidades turcas que no Brasil, mesmo durante à noite. Mas é bom ficar atento, principalmente homens que viajam sozinhos, a golpes. Não dê papo para simpáticas pessoas que o abordem nas ruas ou o convidem para tomar um raki, bebida típica do país, ou uma cerveja. Pode ser uma maneira de ser forçado a dar dinheiro sobre pressão ou até mesmo ameça física.
9) FUSO HORÁRIO
A Turquia adota o Horário do Leste Europeu (GMT+2), ou seja, 2 horas a frente do Horário de Greenwich (Greenwich Mean Time). Em relação ao Brasil, são 5 horas a mais. Por exemplo, se no Rio de Janeiro são 12h, em Istambul são 19h. Vale lembrar que entre março e outubro o país adota o Horário de Verão e adianta os relógios em 1h. Nesse caso, a Turquia fica 6h à frente do horário de Brasília.
10) TRANSPORTE
Por ser um país grande, a melhor forma de percorrê-lo é de transporte coletivo, seja de ônibus, barco, trem ou avião. Os ônibus são confortáveis, muitas vezes com serviço de bordo e até mesmo entretenimento pessoal. As principais companhias são: Kâmil Koç, Metro Turizm, Ulusoy e Varan Turizm.
A principal companhia área é a Turkish Airlines, mas existem várias outras, inclusive low-costs. Se você viaja a partir de Istambul, fique atento ao aeroporto de partida, já que as empresas mais baratas saem de Sabiha Gokcen, mais distante (saiba mais). Outras companhias aéreas que servem o país são Pegasus Airlines, Anadolu Jet, Sun Express Airlines, Atlasjet e Onur Air.

Nenhum comentário:
Postar um comentário